Estudo das eleições para Presidente, Governador e Senador no estado do Amazonas com avaliação administrativa do Presidente Jair Bolsonaro e do Governador Wilson Lima.
Metodologia da pesquisa:
Pesquisa probabilística aleatória, com a abordagem de entrevistas pessoais por telefone.
Plano amostral:
Eleitores de Manaus e Eleitores de Manaus e dos 20 maiores colégios eleitorais, com uma amostra de 3.600 (três mil e seiscentos) entrevistados, essa amostra representa 82,5% do eleitorado do Amazonas.
Perfil da amostra por sexo, idade e escolaridade:
A distribuição da amostra pela variável GÊNERO foi de 51,9% do sexo Feminino e 48,1% do Masculino. Quanto à variável IDADE, a distribuição foi a seguinte: 17,7% (16-24 anos), 24,3% (25-34 anos), 22,7% (35-44 anos) e 35,4% (acima de 45 anos). No que se refere à variável ESCOLARIDADE, dividimos em três grupos: 16,4% (Analfabeto, sabe ler e escrever, Ensino Fundamental incompleto e completo), 58,1% (Ensino Médio incompleto e completo) e 25,6% (Ensino Superior incompleto e completo).
Margem de erro e grau de confiabilidade:
A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de coA margem de erro máxima para o total da amostra é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%. Isso significa que se fossem feitas 100 (cem) entrevistas com a mesma metodologia, 95 (noventa e cinco) estariam dentro da margem de erro prevista.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados:
A equipe envolvida neste estudo foi devidamente treinada e toda a coleta foi realizada pelo CATI (Computer Assisted Telephone Interview)/PERSPECTIVA.
Após a coleta das respostas dos entrevistados, 20% da amostra foi verificada para a análise e consistência dos dados.
Equipe de pesquisadores e data da coleta:
A equipe foi composta de 1 (um) gerente, 2 (dois) supervisores e 22 (vinte e dois) pesquisadores.
A pesquisa foi realizada durante o período de 14 a 22 de dezembro de 2021.
Observação técnica
A soma dos percentuais pode não totalizar 100% devido ao critério de arredondamento dos percentuais, visto que não utilizamos em nossos relatórios os dados com casas decimais. Nestes arredondamentos, podemos ter casos que somam 99% (ou menos) ou 101% (ou mais).
O arredondamento é um conceito matemático básico, que determina que entre 0,0% e 0,4% são arredondados para 0%, enquanto os valores superiores a 0,5% são arredondados para 1%. Categorias que apresentam 0% significam que o percentual de respostas é inferior a 0,5% do total de respostas da tabela. Categorias que apresentam “-” (traço) são aquelas em que não houve citação alguma.
As respostas únicas estão identificadas com “RU” e as respostas múltiplas com “RM”.
Ultima-pesquisa-do-ano-para-Presidente-Governador-e-Senador-no-Amazonas